MINI DIAMANTES ESPECIAL: SERRO + DIAMANTINA + VESPERATA – (28/08 A 01/09/24)
TURISMO CULTURAL – GASTRONOMIA – HISTÓRIA- NATUREZA
Uma surpreendente “off-road trip” histórico-cultural-ecológica pelo interior de Minas Gerais. Experiências, vilarejos e trilhas que encantam os viajantes no trecho entre o Serro e Diamantina ao longo da Cordilheira do Espinhaço, Patrimônio da Biosfera
Bem-vindo a Minas Gerais. Recepção no Aeroporto Internacional de Confins e saída com destino à cidade histórica do Serro às 14h, em rodovia asfaltada (Aprox.200 km / 04:30 hrs). Acomodação. Noite livre.
O PASSAGEIRO DEVERÁ CHEGAR NO AEROPORTO DE CONFINS ATÉ ÀS 13:00 HORAS – SAÍDA DO TRASLADO BELO HORIZONTE – SERRO ÀS 14:00 HORAS.
Após o café da manhã, faremos um tour histórico à pé pelas ladeiras da antiga Vila do Príncipe do Serro Frio (Serro), explorando seu casario e visitando diversos pontos que ilustram a história da região e arquitetura de uma rica época. O Serro é um verdadeiro museu a céu aberto, onde cada construção conta uma parte importante da história mineira. Durante esse passeio, participaremos de uma deliciosa harmonização de duas das mais famosas iguarias da região: Queijo e Cachaça. Acompanhados dos queridos Christiane Brandão (Queijo Maia Nunes) e Marcelo Machado (Cachaça Menina Branca), descobriremos como os diferentes tipos de queijo do Serro, com suas texturas e sabores únicos, podem ser realçados com a cachaça adequada, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível. Esta rica interação é capaz de multiplicar o leque de sabores, nos apresentando inúmeras possibilidades de aromas e gostos. Depois, teremos a honra de participar de visita guiada pela chef Elzinha Nunes, filha de Dona Lucinha, famosa por sua dedicação à culinária mineira e por seus restaurantes. Com seu retorno à terra natal após 40 anos, Elzinha mantém as tradições de sua mãe, recebendo os visitantes com uma calorosa hospitalidade e um surpreendente café em seu casarão colonial, tombado como patrimônio histórico nacional. Retorno ao hotel. Noite livre.
Após o café da manhã, percorreremos um lindo trecho da Estrada Real, atravessando a Cordilheira do Espinhaço, em direção à Diamantina. No caminho, parada no aprazível distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, quando seremos recebidos pelo especialista em plantas medicinais Marcos Guião para uma suave caminhada pelo Cerrado, percorrendo trechos explorados pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire. Durante o início do século XIX, Saint-Hilaire viajou pela região documentando a flora, fauna e a cultura local. Sua contribuição é fundamental para o conhecimento da biodiversidade e história de Minas Gerais. permitindo que os visitantes sigam seus passos e apreciem as belezas naturais que ele tão detalhadamente descreveu. Retorno a São Gonçalo dos Rio das Pedras para delicioso almoço regional. Em seguida, chegada em Diamantina. Acomodação. No começo da noite, nossa primeira atração cultural e musical: concerto do Órgão Histórico na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Regresso a pousada. Noite livre com possibilidade de assistirmos serestas que percorrem as ruas da cidade ou apresentações musicais no Mercado Velho com deliciosa gastronomia local.
Após café da manhã, desvendaremos parte dos encantos de Diamantina, mergulhando na cultura e arquitetura desta cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade. Fundada em 1713 e eternizada como terra de Chica da Silva e do saudoso Presidente Juscelino Kubitschek, representou a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no Séc. XVIII. Visitaremos o Mercado Velho, a Biblioteca Antônio Torres (Casa do Muxarabiê), Casa de Chica da Silva, Casa de Juscelino Kubitschek e a Casa da Glória. Em seguida, visitaremos o Parque Estadual do Biribiri. Lá, conheceremos a Vila do Biribiri foi sede de uma comunidade fabril em 1876, uma das primeiras do estado, é um patrimônio histórico tombado pela IEPHA por possuir um conjunto arquitetônico bem preservado. Após o almoço. retorno a Diamantina. Restante da tarde livre. À noite, saída até a Praça da Matriz para assistirmos a Vesperata, um concerto noturno, composto por bandas de música que se apresentam na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico de Diamantina. As janelas dos casarões coloniais se transformam em palcos para os músicos, proporcionando um espetáculo sonoro e visual inigualável. A Vesperata é símbolo do turismo e da cultura do Brasil. Trata-se de uma noite mágica, repleta de música e encantamento. Retorno ao hotel
Após o café da manhã, retorno ao Aeroporto de Confins para embarque de retorno. HORÁRIO PREVISTO PARA CHEGADA NO AEROPORTO: 16H.
RESERVAR VOO PARA APÓS 18H.
Capacidade e rodízio de assentos no carro:
Operamos com caminhonetes fechadas que comportam 5 turistas + 1 guia. Os passageiros deverão revezar as poltronas em rodízio. Essa informação se faz importante no ato da compra para evitar constrangimentos e frustrações durante o passeio.
BAGAGENS:
Considerando que o espaço do bagageiro é restrito e deve ser compartilhado entre todos os participantes da expedição, seguiremos o padrão “Bagagem de mão em voos nacionais” das companhias aéreas brasileiras:
– um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x20 x 45 cm
– uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.
VALORES POR PESSOA, CONFORME ACOMODAÇÃO ESCOLHIDA:
Apto Individual |
R$ 4.900,00 |
Apto Duplo |
R$ 3.800,00 |
FORMA DE PAGAMENTO:
-Entrada de 25% via transferência bancária / PIX e o saldo em até 6 x sem juros nos cartões
-Desconto de 5% para pagamento a vista via transferência bancária / PIX
CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço:
– 20% sobre o valor contratado, quando o cancelamento ocorrer com 30 ou mais dias do embarque
– 30% sobre o valor contratado, quando o cancelamento ocorrer entre 29 até 07 dias do embarque
– 50% sobre o valor contratado, quando o cancelamento ocorrer a menos de 7 dias do embarque.